ATIVIDADES DA CAMPANHA “QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS?” SÃO REALIZADAS NA ESCOLA MILITAR TIRADENTES

A Escola Militar Tiradentes, localizada no Bairro Vila Palmeira, nesta Capital, recebeu, na manhã do dia 04 de setembro de 2017, as atividades da Campanha Institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, intitulada “QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS?”.

A organização da escola para receber este evento ficou sob a responsabilidade do seu Diretor-Geral, o Tenente Coronel Pedro Augusto Lima Brandão, além da Diretora Pedagógica Yêda Malta, Coordenadores e Professores. Os integrantes do Conselho Escolar sobre Drogas daquela unidade de ensino também participaram de forma efetiva de todos os preparativos da Campanha.
Na abertura dos trabalhos, o Diretor-Geral, Tenente Coronel Pedro Augusto Lima Brandão destacou para os alunos e o público presente sobre a importância do desenvolvimento deste trabalho no ambiente escolar, considerando que a questão das drogas afeta diretamente o desenvolvimento das atividades escolares, a comunidade que circunda a escola e, por fim, muitas famílias e a sociedade em geral.
A primeira atividade contou com a participação da Coordenadora desta Campanha em São Luís, a Promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, que ministrou uma palestra sobre prevenção às drogas para um público infantojuvenil de mais de 100 (cem) alunos.
Durante a palestra, a promotora de justiça abordou as consequências do uso de drogas e os danos no organismo. Os malefícios do álcool e do cigarro também foram exibidos aos estudantes por meio de fotos. De acordo com a promotora de justiça, o uso de drogas causa sofrimento e tristeza para quem consome e para as famílias dos usuários, além de privar a pessoa de uma vida saudável. “É preciso trabalhar a prevenção no ambiente escolar por meio de informações sérias e seguras, visando o não contato desses alunos com as drogas, ou pelo menos, o retardo desse contato, considerando que quanto mais cedo ocorre o uso indevido de drogas, maior a probabilidade dessa pessoa se tornar um dependente químico”, alertou a promotora de justiça.
Após a palestra, conforme o Edital do concurso de desenho e poesia que faz parte do projeto, foram premiados os alunos das três primeiras colocações em cada categoria. Os vencedores receberam kits de livros, materiais educativos e, ainda, receberam os respectivos certificados da premiação.
A Diretora Pedagógica Yêda Malta, encerrando as atividades, enfatizou a importância do desenvolvimento dessa Campanha no espaço escolar, considerando que funcionará como instrumento de transformação da realidade escolar e do seu entorno, no que concerne à forma de compreensão dos problemas advindos do consumo de drogas e o papel da escola na prevenção ao uso indevido de drogas, possibilitando encontrar alternativas para o enfrentamento dessa realidade que aflige toda a comunidade escolar.