Palestra e Premiação do Concurso de Desenho e Poesia sobre prevenção às drogas na escola estadual CE Lara Ribas.

Estudantes e professores do Centro de Ensino Lara Ribas, no bairro Santo Antônio, em São Luís, assistiram, nesta quinta-feira, 22, a uma palestra do projeto institucional “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, ministrada pelas promotoras de justiça Cristiane Maia Lago e Sandra Fagundes Garcia, coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional de Direitos Humanos e da Mulher, respectivamente.

Em seu 11º ano de existência, a iniciativa do Ministério Público do Maranhão na escola contou na programação com a premiação do concurso de poesia e desenho e apresentações artísticas realizadas pelos alunos.

A gestora adjunta do CE Lara Ribas, Terezinha Bruzaca, agradeceu ao Ministério Público pela parceria e destacou a dedicação dos alunos, que, supervisionados pelos professores, discutiram em sala de aula a temática das drogas e produziram trabalhos sobre o assunto.

Em sua fala, a Promotora de Justiça Cristiane Lago disse que a ideia do projeto é levar o jovem a refletir sobre suas escolhas e enfocou os malefícios trazidos pelos diversos tipos de drogas. “Por meio do trabalho de conscientização, procuramos orientar os jovens sobre os prejuízos do consumo de droga em suas vidas, o que muitas vezes poderá levá-los à criminalidade ou ainda a perder a vida”, enfatizou.

Grávida de três meses, a Promotora de Justiça Sandra Garcia ressaltou as consequências negativas que o uso de drogas traz para as mulheres gestantes e seus bebês.

As representantes do Ministério Público também chamaram atenção sobre o fato de que as drogas atingem todas as classes sociais, inclusive ricos e famosos, e abordaram os prejuízos proporcionados pelas drogas lícitas, como o cigarro e o álcool.

PREMIAÇÃO

O projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” premiou alunos do CE Lara Ribas que produziram poesias e desenhos com enfoque no tema das drogas. Foram premiados Victor Diego Amaral, Larissa Emilly e Izadora Lima, todos de turmas do 2º ano do ensino médio matutino, além de outros estudantes pela participação nas atividades. Os prêmios foram doados pela Federação dos Empreendedores Adventistas, parceiro do projeto do MPMA.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Ao final da palestra, os alunos do Centro de Ensino Lara Ribas apresentaram uma performance teatral com reflexões sobre o uso indevido das drogas e um show com grupo de dança Cacuriá em alusão às festas juninas.

Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)