REALIZAÇÃO DO PROJETO EM 2020

No ano de 2020, devido ao cenário de forte crise sanitária representada pela pandemia da Covid-19, restaram inviabilizadas atividades presenciais em razão do isolamento social. No entanto, as escolas e demais instituições parceiras empenharam-se em viabilizar o alcance das informações essenciais ao público alvo.

As atividades realizadas nesse período foram:

Em 04/02/2020 – Visita de grupo de estudantes das escolas Camélia Viveiros e UEB Rubem Almeida ao Centro Cultural e Artístico do MPMA. A visita fez parte da premiação aos alunos vencedores do Concurso de Desenho e Poesia do projeto “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” no ano de 2019.

Em 22/05/2020 – Assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC entre o Ministério Público do Maranhão, através do CAOP/Direitos Humanos e da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, e a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC com o objetivo de implantar projetos pedagógicos de prevenção ao uso de drogas nas instituições de ensino público e privado. Para tal objetivo, os professores devem ser capacitados continuamente e um seminário deverá ser realizado pelo menos uma vez por ano em São Luís para a discussão do tema.

tac

Em 25/06/2020 –  Live – Debate sobre Prevenção às Drogas e a Pandemia da Covid-19. Palestrantes: Promotora de Justiça Dra. Cristiane G. Coelho M. Lago; Graciela Feitosa, Psicóloga e Educadora Parental. A atividade fez parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, promovida em parceria com o Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas. Público-Alvo: estudantes.

Em 30/06/2020 – Premiação do Concurso de Desenho e de Poesia da Campanha “Quem Escolhe o Seu Caminho? Você ou as Drogas?”, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC. Público-Alvo: alunos do ensino médio das seguintes escolas da rede pública estadual:

Centros de Ensino Barjonas Lobão (Cohatrac);

Vicente Maia (Anjo da Guarda);

Cidade Operária II (Cidade Operária);

Sotero dos Reis (Centro);

Cônego Ribamar Carvalho (Cohab).

Os três alunos vencedores foram premiados com notebooks, e todas as  escolas participantes receberam um kit de livros sobre prevenção às drogas para suas respectivas bibliotecas.

concurso-de-poesia-4 concurso-de-poesia-3 concurso-de-poesia-2 concurso-de-poesia

 

Premiação da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” é realizada

20200627_155244


Nesta terça-feira, 30, foi realizada, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, a premiação do concurso de poesia da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, edição 2020. Foram premiados os três primeiros lugares. Cada aluno vencedor recebeu como prêmio um notebook. Participaram da atividade estudantes de cinco escolas da rede estadual de ensino de São Luís.

Em primeiro lugar, ficou Mellyssa Gusmão Mendes, 16, aluna do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Vicente Maia, localizado no Anjo da Guarda, autora da poesia “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. O segundo colocado foi Breno Vinícius Sales Serra, 17, que cursa o 3º ano do ensino médio no Centro de Ensino Cidade Operária II, no bairro homônimo, com o poema “Uma pessoa, dois caminhos”.

Já a estudante Ewelly Vitória Galvão da Silva, 16, aluna do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, no bairro Cohab, foi contemplada em terceiro lugar pela autoria do poema “Autoafirmação”.

Coordenou a solenidade de premiação, realizada na sala dos Órgãos Colegiados, a promotora de justiça Cristiane Maia Lago, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAOp-DH), acompanhada do procurador-geral de justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, e do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Na ocasião, as autoridades entregaram os prêmios aos alunos vencedores e kits de livros sobre prevenção às drogas para representantes de todas as escolas que participaram do concurso: os centros de ensino Barjonas Lobão (Cohatrac), Vicente Maia (Anjo da Guarda), Cidade Operária II (Cidade Operária), Sotero dos Reis (Centro) e Cônego Ribamar Carvalho (Cohab).

Também acompanharam a entrega estudantes, pais, professores, gestores da área de educação, além de membros e servidores do MPMA.

Em seu discurso, o procurador-geral de justiça, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, agradeceu a parceria e o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e ressaltou as qualidades da campanha de prevenção às drogas, porque é mais uma iniciativa que aproxima o Ministério Público da sociedade. “Sem cultura e sem educação a gente não chega a lugar nenhum, e a instituição tem que ficar cada vez mais próxima da sociedade, porque só assim compreenderemos o nosso papel fundamental que é tomar conta do povo”, afirmou.

Idealizadora da campanha, a promotora de justiça Cristiane Maia Lago reconheceu os apoios da administração superior do MPMA e da Seduc, parabenizou os alunos, agradeceu gestores e professores, e declarou toda a sua satisfação em realizar a premiação da campanha. “Nós vamos premiar três alunos, autores de três lindas poesias. Por isso, ressalto que a escola é um espaço fundamental e simbólico na vida do jovem estudante, porque a educação é um instrumento de libertação”.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público do Maranhão e pela promotora de justiça Cristiane Lago, como importantes parceiros da educação no estado. “Nossas escolas são espaços de cidadania. São espaços democráticos, solidários e de afeto. Por isso, em um momento em que estamos afastados por conta da pandemia, realizar uma premiação como esta acalenta os nossos corações”, enfatizou.

A campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” foi promovida pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Seduc e com o Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas, sendo desenvolvida no período da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas. Por conta da pandemia do Covid-19, neste ano, as atividades do programa foram reduzidas.

CONCURSO

Cada escola selecionou três poemas e encaminhou ao CAOp-DH, que, por sua vez, escolheu três produções entre as 15 selecionadas. Foram analisados critérios como adequação ao tema, originalidade e criatividade.

POEMA VENCEDORQuem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? – Mellyssa Gusmão Mendes   Hoje eu vou falar de um tema, Que todos deveriam abordar, Onde vários sofrem deste problema, Mas não querem conversar, Estou falando das drogas, Que muitos não conseguem parar de usar.   Está tirando de muitos o direito à felicidade, Às vezes pedem ajuda, Mas não querem colaborar   Não tentem experimentar, Pois quando menos se esperar, Viciado você já poderá estar   Para finalizar a poesia, Eu aconselho ficar esperto, Diga não às drogas, E siga caminho certo   2º lugarUma pessoa, dois caminhos – Breno Vinícius Sales Serra Era um mundo dos sonhos coloridos. Tudo era engraçado. Nunca me sentia ameaçado, Mas lá no fundo era dolorido. Parecia tão encantador, a cor, o vigor, Mas, finalmente, acordei, Dei meia-volta e mudei. Recuperei sobre mim mesmo o amor. Sabe quem pode tomar essa decisão? É você e somente você! Não se engane! O que ela oferece é só ilusão. O mundo é repleto de escolhas reais. Se forem prudentes, encontrará vida. Mas, se forem mal feitas, podem ser fatais. 3º lugar Autoafirmação, de Ewelly Vitória Galvão da Silva As drogas têm força E poder de persuasão. Atraentes são seus caminhos Que surgem como “ótima” opção… Elas destroem os sonhos, De quem não lhes diz não, Aparentam ser a melhor escolha, Mas conduzem a uma prisão! Escolho meu destino, Usando minha autonomia, Preservando minha liberdade, Escolho viver em harmonia. Digo não às drogas. A todo mal que podem causar, À aventura que a muitos empolga, Prefiro a vida preservar. O caminho das drogas é regresso. Refuto o jugo da sua ação. Escolho a trilha do progresso, Amparada na educação. Redação: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)

 

Vencedores do Concurso de Poesia sobre o tema da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?

20200627_155244

20200627_075041

O Ministério Público do Maranhão, através do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAOP – DH), coordenado pela Promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, promoveu um Concurso de Poesia sobre o tema da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, concurso este realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

Os alunos vencedores foram:

  1. Mellyssa Gusmão Mendes(16 anos), 2º ano do Ensino Médio, escola: Centro de Ensino Vicente Maia, localizada no bairro do Anjo da Guarda, gestora: Bernadete, poesia cujo título é: Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?;
  2. Breno Vinícius Sales Serra(17 anos), 3º ano do Ensino Médio, escola: Centro de Ensino da Cidade Operária – II, localizada no bairro Cidade Operária, gestora: Solange, poesia cujo título é: Uma pessoa, dois caminhos.
  3. Ewelly Vitória Galvão Da Silva(16 anos), 2º ano do Ensino Médio, escola: Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, localizada no bairro Cohab, gestora: Davin, poesia cujo título é: Autoafirmação;

Os três alunos vencedores do Concurso de Poesia serão premiados com notebooks, e todas as escolas participantes receberão um kit de livros de autores maranhenses. Estão disponibilizadas abaixo, na íntegra e por ordem de classificação, as poesias vencedoras.

1.Mellyssa Gusmão Mendes

Quem escolhe seu caminho? você ou as drogas?

Hoje eu vou falar de um tema,

Que todos deveriam abordar,

Onde vários sofrem desse problema,

Mas não querem conversar,

Estou falando das drogas,

Que muitos não conseguem parar de usar.

Está tirando de muitos o direito à felicidade,

Às vezes pedem ajuda,

Mas não querem colaborar

Não tentem experimentar,

Pois quando menos se esperar,

Viciado você já poderá estar

2. Breno Vinícius Sales Serra

Uma pessoa, dois caminhos

Era um mundo dos sonhos coloridos.

Tudo era engraçado.

Nunca me sentia ameaçado,

Mas lá no fundo era dolorido.

Parecia tão encantador, a cor, o vigor,

Mas, finalmente, acordei,

Dei meia-volta e mudei.

Recuperei sobre mim mesmo o amor.

Sabe quem pode tomar essa decisão?

É você e somente você!

Não se engane!

O que ela oferece é só ilusão.

O mundo é repleto de escolhas reais.

Se forem prudentes, encontrará vida.

Mas, se forem mal feitas, podem ser fatais.

3.Ewelly Vitoria Galvão da Silva 

Autoafirmação
As drogas têm força
E poder de persuasão.
Atraentes são seus caminhos
Que surgem como “ótima” opção…

Elas destroem os sonhos,
De quem não lhes diz não,
Aparentam ser a melhor escolha,
Mas conduzem a uma prisão!

Escolho meu destino,
Usando minha autonomia,
Preservando minha liberdade,
Escolho viver em harmonia.

Digo não às drogas.
A todo mal que podem causar,
À aventura que a muitos empolga,
Prefiro a vida preservar.

O caminho das drogas é regresso.
Refuto o jugo da sua ação.
Escolho a trilha do progresso,
Amparada na educação.

 

 

Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?

20200627_155244

20200627_075041

O Ministério Público do Maranhão, através do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAOP – DH), coordenado pela Promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, promoveu, em parceria com a psicóloga Graciele Feitosa, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, um debate acerca do tema: “Prevenção às drogas e a pandemia da Covid-19”, por meio de uma live no Instagram do Ministério Público do Maranhão, no dia 25 de junho, às 17 horas.
A atividade faz parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas promovida em parceria com o Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas, cujo objetivo é, primordialmente, difundir informações qualificadas sobre prevenção do uso indevido de entorpecentes, bem como o tratamento e reinserção social dos dependentes químicos.
“A prevenção ao uso indevido de drogas precisa, mais do que nunca, ser realizada, considerando que uma das consequências negativas da pandemia da Covid-19 é o aumento do uso de drogas, em virtude das mudanças bruscas que ocorreram na vida familiar, profissional e social do ser humano. Muitos estão enfrentando esse momento com o uso indevido de drogas lícitas, como o álcool, remédios, e drogas ilícitas”, ressaltou a idealizadora da campanha, a Promotora de Justiça Cristiane Maia Lago.
Esse encontro foi realizado por meio de uma live, em um ambiente virtual, em razão da suspensão das aulas na rede pública de ensino, devido à pandemia da Covid-19, momento em que foi divulgado o resultado do Concurso de Poesia sobre o tema da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Os alunos vencedores foram:

1. Ewelly Vitória Galvão Da Silva (16 anos), 2º ano do Ensino Médio, escola: Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, localizada no bairro Cohab, gestora: Davin, poesia cujo título é: Auto-afirmação;

2. Mellyssa Gusmão Mendes (16 anos), 2º ano do Ensino Médio, escola: Centro de Ensino Vicente Maia, localizada no bairro do Anjo da Guarda, gestora: Bernadete, poesia cujo título é: Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?;

3. Breno Vinícius Sales Serra (17 anos), 3º ano do Ensino Médio, escola: Centro de Ensino da Cidade Operária – II, localizada no bairro Cidade Operária, gestora: Solange, poesia cujo título é: Uma pessoa, dois caminhos.

Os três alunos vencedores do Concurso de Poesia serão premiados com notebooks, e todas as escolas participantes receberão um kit de livros de autores maranhenses.


Making off da live
Making off da live

 

20200625_165621

Uso indevido de drogas durante a pandemia será tema de debate no Instagram

20200627_07504120200627_155244
A Promotora de Justiça Cristiane Maia Lago, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOP-DH), promoverá, ao lado da psicóloga Graciela Feitosa, um debate sobre o tema “Prevenção às drogas e a pandemia da Covid-19”, por meio de uma live no Instagram do Ministério Público do Maranhão, no dia 25 de junho, às 17h.
A atividade faz parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, promovida em parceria com o Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas.
O objetivo da live é difundir informações qualificadas sobre os problemas decorrentes do uso indevido de drogas e promover o debate sobre as políticas públicas de prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos.
A escolha de um ambiente virtual para a discussão direcionada ao público estudantil ocorreu em virtude da suspensão das aulas da rede pública devido à pandemia da Covid-19.
“A prevenção ao uso indevido de drogas precisa, mais do que nunca, ser realizada, considerando que uma das consequências negativas da pandemia da Covid-19 é o aumento do uso de drogas, em virtude das mudanças bruscas que ocorreram na vida familiar, profissional e social do ser humano. Muitos estão enfrentando esse momento com o uso indevido de drogas lícitas, como o álcool, remédios, e drogas ilícitas”, ressaltou a idealizadora da campanha, a Promotora de Justiça Cristiane Maia Lago.

CONCURSO DE POESIA

Além do debate, durante a live será divulgado o resultado do Concurso de Poesia sobre o tema da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, concurso este realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Participam da atividade alunos do Ensino Médio das seguintes escolas da rede pública estadual: os centros de ensino Barjonas Lobão (Cohatrac), Vicente Maia (Anjo da Guarda), Cidade Operária II (Cidade Operária), Sotero dos Reis (Centro) e Cônego Ribamar Carvalho (Cohab).
Para a escolha dos vencedores, serão analisados critérios como adequação ao tema, originalidade e criatividade. Cada escola selecionará os três melhores poemas e encaminhará ao CAOP-DH, o qual escolherá os três textos entre os 15 selecionados.
Os três autores escolhidos serão premiados com notebooks. Todas as escolas participantes receberão um kit de livros de prevenção às drogas, preferencialmente de autores maranhenses, para suas respectivas bibliotecas.
Redação: CCOM-MPMA

MPMA promove a semana de prevenção e combate as drogas na região tocantina.

O Ministério Público do Maranhão realizou de 2 a 5 de dezembro de 2019 a Semana de Prevenção às Drogas em municípios da Região Tocantina. A rodada de ações teve atividades de palestras em Imperatriz, Davinópolis, Itinga e Açailândia. Ao todo, foram mais de mil participantes nos eventos.

A ação foi coordenada pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Açailândia, e tiveram o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP). Este ano, as palestras foram proferidas pelo ganhador do Prêmio Jovem Cientista, Rodrigo Gonçalves Dias.

Na segunda, 2, as apresentações foram realizadas na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz pela manhã e, durante a tarde, na Penitenciária de Imperatriz. Na terça, 3, foi a vez de Davinópolis receber os palestrantes na Unidade Prisional de Davinópolis.

Na quarta, 4, a palestra foi realizada em Açailândia, na Faculdade Favale, pela manhã e, pela tarde, na Unidade Prisional de Açailândia. Quinta-feira, 5, os facilitadores se apresentaram na Prefeitura de Itinga pela manhã e, em Imperatriz, pela tarde, na Unidade Prisional Regional de Imperatriz.

De acordo com a coordenadora da campanha na Região Tocantina, Sandra Fagundes, a Semana de Prevenção às Drogas foi muito proveitosa, iniciando com a pedalada em Açailândia e a rodada de palestras. A representante do Ministério Público destacou a importância da diversidade do público: autoridades, alunos e pessoas do sistema prisional, que assistiram à exposição do palestrante, um caminho longe das drogas.

“Nesta semana, com palestras ministradas para alunos e internos do sistema prisional, nós pudemos ver e sentir os olhos atentos, a emoção ao final da palestra. Por isso, nós queremos agradecer à equipe, ao Rodrigo Dias, aos colegas promotores de justiça Ossian Bezerra, Crystian Gonzales, Domingos Eduardo, Gleudson Malheiros e às equipes da educação e do sistema prisional que ajudaram a fazer acontecer tudo isso”, ressaltou a promotora.

O promotor de justiça da área de execução penal, Domingos Eduardo da Silva, é o responsável pelas palestras nos municípios da comarca de Imperatriz. Titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal, o representante do MPMA afirmou que a semana de palestras é fundamental para o processo de ressocialização dos apenados e para o combate da prática da reincidência criminal.

“Essa iniciativa é fundamental no combate à reincidência, assim como ressocializar, ajudar o preso a sair do mundo das drogas. Sabemos que muitos crimes estão ligados ao tráfico e consumo de entorpecentes, como roubos e latrocínios”, destacou Domingos Eduardo.

JOVEM CIENTISTA

Rodrigo Gonçalves Dias é o convidado do Ministério Público do Maranhão para realizar a rodada de palestras. Da vasta lista do currículo, Rodrigo é bacharel em Educação Física pela Unicamp e especialista em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo.

O jovem também é doutor em Biologia Funcional e Molecular e trabalhou realizando pesquisas no Instituto do Coração (Incor – (HCMUSP). Rodrigo possui ainda pós-doutorado em Genética e Cardiologia, Genoma e Ciência do Esporte e Análise Genômica em Larga Escala. Foi ganhador do Prêmio Jovem Cientista em 2012 e o prêmio mais respeitado da cardiologia no Brasil, Eduardo Moacyr Krieger.

PALESTRA

Rodrigo começou recordando a infância, quando sua mãe teve que sustentá-lo sozinha depois que o pai o abandonou. Ele relata que foi um adolescente problemático e que nem ele mesmo acreditava que poderia alcançar tantos feitos, mas que uma ofensa dirigida a ele o fez repensar toda sua vida.

Após prestar vestibular três vezes sem conseguir passar, Rodrigo finalmente se dedicou aos estudos e conseguiu aprovação em sete universidades. Foi então que escolheu o curso de Educação Física na Universidade de Campinas.

Ele relatou que ainda nos primeiros dias de aula teve a curiosidade de entrar em um laboratório de pesquisa da área de Medicina, foi quando decidiu se envolver com ciência. Logo após o primeiro ano já estampava a capa da revista anual de ciências da universidade.

Em 2008, após uma descoberta envolvendo genética, cardiologia e exercício físico, o pesquisador ganhou um prêmio de melhor pesquisa do país, sendo citado internacionalmente como uma das descobertas mais relevantes para o avanço do conhecimento.

Rodrigo finalizou a exposição pedindo uma reflexão. “Onde está o limite? Vocês acham que o garoto problemático que eu era na adolescência poderia se tornar o cientista que eu me tornei? Ninguém é irrecuperável. Quando alguém disser que vocês não prestam ou que não conseguem, mostrem que vocês são capazes de mudar o destino”.

Danielly Sousa Silva cursa o 9º ano e assistiu à palestra em Itinga. A estudante conta que as palavras de Rodrigo lhe motivaram a mudar, enfrentar as dificuldades e ser forte quando alguém tentar enfraquecê-la. “Foi uma sensação incrível, uma experiência maravilhosa. Ele é um exemplo de pessoa, vou me espelhar nele para realizar meus sonhos. Que um dia eu possa ajudar as pessoas e sempre ser humilde tanto em ações quanto em pensamentos”, destacou.

A ação faz parte da campanha institucional “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”, que na Região Tocantina teve início em Açailândia no ano de 2015. A atividade também já integrou a campanha realizada até o ano passado: Maranhão na Prevenção às Drogas, promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas.

Redação: CCOM-MPMA

III Pedalada do MPMA no município de Açailândia na prevenção e combate às drogas

 

Cerca de mil pessoas participaram da III Pedalada do Ministério Público do Maranhão na Prevenção às Drogas, em Açailândia, ocorrida no dia 02 de dezembro de 2019. A ação foi coordenada pelos promotores de justiça Sandra Fagundes Garcia e Gleudson Malheiros, titulares da 2ª Promotoria de Justiça Criminal e 2ª Promotoria de Justiça Cível de Açailândia, respectivamente. A largada aconteceu em frente ao Fórum e o encerramento foi na Praça da Bíblia.

Para realizar a inscrição, cada candidato doou 2kg de alimento. Com a ação, o MPMA conseguiu arrecadar 1,3 tonelada em suprimentos alimentícios, que foram doados às instituições Comunidade Terapêutica Bom Samaritano e Comunidade Filhos da Luz, voltadas à recuperação de dependentes químicos; e para o abrigo para crianças Menina Olhos de Deus.

Durante o evento, houve sorteio de brindes, apoio médico, pontos de hidratação e lanche. Os ciclistas receberam ainda uma camisa para participar da atividade.

CAMPANHA

A ação faz parte da Campanha “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” que, em Açailândia, teve início em 2015. No município, a realização de palestras nas escolas já atingiu um público de mais 8 mil pessoas.

O procurador-geral de justiça foi representado pelo diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Márcio Thadeu Marques. Participando pela primeira vez da Pedalada, ele ressaltou que a Escola apoia a iniciativa com muito entusiasmo, ajudando a promover o ciclo de palestras. Para o diretor, o Ministério Público exerce o papel de indutor de políticas públicas acerca da prevenção às drogas, valorizando a saúde coletiva e a dignidade das pessoas.

“Essa pedalada é um começo muito importante da Semana de Prevenção às Drogas porque envolve a comunidade em uma festa, em um movimento de confraternização e ao mesmo tempo de informação. Mesmo as pessoas que não participam pedalando, acabam se envolvendo porque ficam na porta de suas casas, incentivando os ciclistas. Essa é uma demonstração de que o evento que envolve toda a cidade”, destacou Márcio Thadeu.

A promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia é a coordenadora da campanha “Quem escolhe seu Caminho? Você ou as drogas?” em Açailândia. Ela enfatiza que a pedalada valeu todo o esforço reunido para a realização do evento. A promotora de justiça destaca, também, que a prática do esporte é um importante aliado na prevenção às drogas.

“Foram mais de mil pessoas participando da Pedalada. Conseguimos repetir o sucesso do ano passado. E é na hora da premiação que nós conseguimos realmente sentir a emoção, a alegria das pessoas de participar de um evento como este, além de levar o tema, que é o da prevenção às drogas”, enfatizou Sandra Fagundes.

Para o promotor de justiça Gleudson Malheiros, um dos coordenadores do evento, o sucesso da pedalada demonstra que o Ministério Público tem uma grande credibilidade junto à população. “As pessoas esperam por este evento, que já faz parte do calendário do município. Nós ficamos muito felizes porque sempre somos abraçados pela população, que está participando ativamente das ações” ressaltou.

Marquieudes Oliveira Ferreira é estudante e foi um dos ganhadores da premiação da pedalada. Ele ganhou uma bicicleta, um dos prêmios mais cobiçados. O garoto disse que pedalar é um dos seus esportes favoritos. “Eu tinha uma bicicleta pequena e já pedalava todos os dias. Agora vou aproveitar muito mais”, afirmou.

PALESTRAS

Em seguida, foram realizadas uma rodada de palestras pela Semana de Prevenção às Drogas. Como facilitador, o MPMA trouxe o cientista Rodrigo Gonçalves Dias, vencedor do Prêmio Jovem Cientista. Esta programação iniciou em Imperatriz, com palestras na sede das Promotorias de Justiça e na Penitenciária do município. Outra palestra na Unidade Prisional de Davinópolis, outra no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e na  Unidade Prisional de Açailândia.

E, ainda, a programação de palestras aconteceu no município de Itinga  e em Imperatriz, na Unidade Regional de Imperatriz.

Atividade de encerramento do projeto prevenção às drogas no ano de 2019

O projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” encerrou as atividades do ano de 2019, em São Luís, com a apresentação de palestras para alunos de escolas públicas da capital maranhense. Coordenou os trabalhos a titular da titular 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, Cristiane Maia Lago, idealizadora do projeto, cujo objetivo é prevenir o uso de entorpecentes entre jovens.
Foi promovida uma palestra no auditório do Centro Cultural do Ministério Público, para estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola João Francisco Lisboa. A palestra foi apresentada pela psicóloga Graziela Feitosa. Concomitantemente, alunos da 8ª série da Centro de Ensino Fernando Perdigão, assistiram, nas dependências da escola, localizada no bairro Monte Castelo, a uma exposição do advogado Marco Aurélio Costa.

Sobre a campanha, a promotora de justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago ressaltou: “O trabalho de prevenção às drogas deve ser contínuo. Durante todo o ano, devem ser promovidas atividades. Do contrário, não surte efeito. Por isso, o Ministério Público do Maranhão promove palestras durante todos os meses alcançando o maior número de jovens estudantes”, destacou a representante ministerial.

“QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS?” – Palestra marca início do Projeto em São José de Ribamar

 

O Ministério Público do Maranhão realizou na manhã do dia 15 de agosto de 2019, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), na Cidade de São José de Ribamar, uma palestra preventiva contra o uso de entorpecentes. A iniciativa faz parte do projeto institucional “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? ”.

O evento foi realizado no auditório da escola e marcou o início do projeto no município de São José de Ribamar. As atividades são desenvolvidas em escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino do Maranhão desde 2013. O objetivo é estimular o debate no ambiente escolar e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes.

De acordo com a titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível de São José de Ribamar, Patrícia Pereira Espínola, com atribuição da área da defesa da criança, adolescente e educação, o Ministério Público vai levar as ações para outras escolas. “O uso de drogas e a comercialização influencia diretamente no aumento da criminalidade. Estamos felizes com a participação dos alunos do IFMA e, em parceria com outras instituições, vamos levar o projeto institucional a outras escolas do município”, afirmou.

PROJETO

A temática é trabalhada nas escolas com a supervisão dos professores e, em seguida, os estudantes são orientados a produzir desenhos e poesias para um concurso e os vencedores são premiados.

De acordo com a titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, Cristiane Maia Lago, que idealizou o projeto em 2013, a proposta do Ministério Público é expandir as ações educativas a todos os municípios maranhenses. Até agora, as atividades já foram realizadas em 41 cidades.

Na palestra, a promotora de justiça falou sobre os efeitos das drogas no organismo e doenças provocadas pelo consumo. Para ela, conscientizar os jovens sobre os malefícios do uso dessas substâncias é a melhor forma de prevenção. “A campanha incentiva o debate entre os jovens. É importante que essa discussão seja feita no ambiente escolar e ampliada nas famílias e demais espaços sociais”, avaliou Cristiane Lago.

PREMIAÇÃO

Os vencedores do concurso de poesia e desenho receberam certificado de participação, livros e materiais do projeto. Os premiados na categoria de poesia foram Ana Larissa Santiago Santos (1º ano de Eletroeletrônica), Emanuelle Barbosa Elizeu (2º ano de Eletroeletrônica) e João Victor Alencar (3º ano de Programação de Jogos Digitais), em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Os estudantes Irlan Pablo Ataide de Sousa (1º ano de Eletroeletrônica), Ester Santos França (3º ano de Eletroeletrônica) e Iago dos Santos Vieira (1º ano de Eletroeletrônica) foram os vencedores do concurso de desenho em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

“Eu sempre defendi que as escolas deviam incentivar os alunos a decidirem sobre certos caminhos. A minha motivação ao escrever a poesia foi por amigos que são usuários de drogas e eu espero uma mudança de vida deles. Eu me senti dentro da história deles e consegui descrever os sentimentos deles. Eles podem escolher um caminho diferente, contar uma história diferente. É algo que mexe com a vida delas”, explicou a estudante Ana Larissa Santiago Santos, de 15 anos.

Redação e fotos: CCOM-MPMA

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS – Projeto institucional mobiliza estudantes de escolas da capital

O Ministério Público do Maranhão promoveu uma série de palestras em oito escolas públicas de São Luís, no último dia 25 de junho, como parte do Projeto “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”.

A programação se insere na Semana Nacional de Prevenção às Drogas e também faz alusão ao 26 de junho, Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre o impacto negativo de substâncias entorpecentes.

As oi escolas selecionadas para participação do evento foram: U.E.B ALBERTO PINHEIRO, U.E.B GOV. LEONEL BRIZOLA, U.E.B Dr. JOSE CUPERTINO, U.E.B Dr. NETO GUTERRES, U.E.B Dr. NEWTON NEVES, UNIDADE DE ENSINO LARA RIBAS, UNIDADE DE ENSINO DR. CLARINDO SANTIAGO e CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE.

A primeira palestra foi realizada no Centro Cultural do MPMA para mais de 200 alunos do Colégio Liceu Maranhense pela promotora de justiça Cristiane Maia Lago e pelo pesquisador, doutor em Biologia Funcional e Molecular e vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2012, Rodrigo Gonçalves Dias.

“O trabalho de prevenção ao uso de álcool e substâncias psicoativas ilegais precisa ser contínuo para ter um efeito consistente. O Ministério Público do Maranhão vem trabalhando nas escolas para ampliar a reflexão dos estudantes que os estimule a optar por um caminho longe das drogas”, afirmou Cristiane Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da Capital.

As atividades do projeto são desenvolvidas, desde 2013, em escolas públicas das redes municipail e estadual de ensino, do Maranhão. O objetivo é estimular o debate no ambiente escolar e prevenir o uso de substâncias entorpecentes por crianças e adolescentes.

O debate com os estudantes foi realizado com o apoio de palestrantes voluntários que se dispuseram a colaborar com o Ministério Público. Participaram do “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas” os palestrantes Myrna Carvalho, Marco Aurélio, Graciela Feitosa, Rita Freire, Luciene Lima, Emmanuella Bello, Karina Marçal, Arthemisa Oliveira e Luzimar Alves. O público alcançado foi de aproximadamente 1.000 (hum mil) alunos.

Os alunos receberam uma edição especial da revista Coquetel com passatempos e caça-palavra sobre a temática do projeto. Os vencedores dos concursos de poesia e desenho receberam, ainda, livros doados pela Editora FTD e Livrarias Paulinas.

Além dos estudantes, participaram das atividades professores, pais de alunos e membros da Patrulha Escolar da Polícia Militar do Maranhão.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS