Lançada a Campanha nos Municípios de Bequimão, Mirinzal e Guimarães.

Em 16 de maio, a campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” foi lançada nos municípios de Bequimão e Mirinzal, ambos localizados na região da Baixada Maranhense. Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA), autoridades do Poder Judiciário, estudantes, professores, representantes do Executivo e Legislativo municipais, das polícias Civil e Militar, e da sociedade civil participaram dos eventos.

BEQUIMÃO

Em Bequimão, município distante 76 Km de São Luís, o lançamento foi realizado, às 9h, no salão paroquial da Igreja Matriz Santo Antônio e Almas. Alunos do Centro de Ensino Manoel Beckman (estadual) e das escolas municipais Benedita Moraes e Domingos Boueres participam do evento. Na abertura do evento, os estudantes fizeram uma apresentação teatral, com a temática do envolvimento com drogas e a possibilidade de recuperação.

Sobre o trabalho preventivo implementado pelo MPMA, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho afirmou que “combater as drogas não é gasto. É um investimento essencial para a vida de nossas crianças, dos nossos jovens. Por isso apoiamos a iniciativa de trazer a campanha para o interior do Estado: porque precisamos levar essa mensagem a todos, precisamos atuar juntos para vencer a guerra contra as drogas.”

A corresponsável pela campanha nas cidades do interior do Maranhão, promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da Comarca de Açailândia, ministrou palestra sobre prevenção ao uso de substâncias entorpecentes apara os alunos das escolas públicas presentes na solenidade. “A questão das drogas, lícitas e ilícitas, é um problema social que envolve uma série de setores e aspectos, como saúde pública, criança e adolescente, educação, dependência química, internação e criminalidade”, afirmou.

Sandra Garcia alertou os jovens para que não deem o primeiro passo no caminho das drogas. “Depois de entrar, é muito difícil sair desse caminho que pode levar à prisão, à morte ou a uma clínica de reabilitação, se a pessoa tiver, de fato, muita sorte, apoio da família, para sair do vício”, afirmou.

Titular da Comarca de Bequimão, a promotora de justiça Raquel Madeira Reis, ressaltou que pais, escolas e instituições devem unir esforços no combate às drogas. “Prevenir e combater as drogas são tarefas de todos nós. É preciso estar atento à rotina das crianças e dos jovens. Família, escola e poder público devem atuar sempre juntos”, pontuou.

Com o objetivo principal prevenir o uso de drogas, a campanha teve início em 2013, em São Luís, sendo atualmente desenvolvida tanto na capital e quanto no interior do estado. Direcionado ao público estudantil, a campanha é realizada por meio de palestras e atividades artísticas, como os concursos de redação, poesia e desenho.

MIRINZAL

Na tarde de quinta-feira, 17, a campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” foi lançada no município de Mirinzal, localizado a 123 km de São Luís, também no salão Paroquial da cidade.

Na abertura do evento, a banda de fanfarras Epifanio Barbosa executou os Hinos Nacional e de Mirinzal.

Durante a solenidade, o promotor de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos, titular da Comarca, agradeceu a presença de todos e homenageou o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Marco Antonio Santos Amorim, que é natural de Mirinzal, tendo lido uma carta escrita pelo pai do homenageado.

Em sua fala, Marco Antonio Amorim agradeceu a homenagem e destacou o empenho da instituição em mudar a realidade do Maranhão por meio de programas institucionais. Também citou os versículos da Bíblia Coríntios 6:19-20 e Provérbios 20, fazendo referência à falta de sabedoria no uso de bebidas e drogas. “Fica um alerta para os estudantes. Cuide do seu corpo, da sua vida. Por causa das drogas muitas famílias estão desestruturadas, desestabilizadas. Os pais não devem abrir mão do dever de cuidar dos filhos”, completou.

A promotora Sandra Garcia falou sobre o trabalho desenvolvido em 2017 com a campanha Maranhão Contra as Drogas, levada a 80 municípios. Para ela, o trabalho do Ministério Público tem foco na prevenção, pois acredita que esse é o melhor caminho. “Se daqui, 1% de vocês deixarem de experimentar drogas, pedirem ajuda, minha missão estará cumprida”.

A promotora de justiça abordou os tipos de drogas, os seus efeitos no organismo e as suas consequências. De acordo com Sandra Garcia, há substâncias que produzem efeitos e alucinações tão fortes que podem levar até a morte.

Raimundo Claro Silva falou de sua experiência de 19 anos como dependente químico, da qual se livrou há nove anos. Para ele, as drogas são traiçoeiras e mudam a personalidade dos jovens que as usam. “Você não estuda mais, não trabalha, não presta atenção nas coisas, se torna uma pessoa inútil, rouba do seu pai, da sua mãe, vende tudo que tem por causa da droga”, afirmou.

O juiz Rafael Leite deixou uma mensagem aos jovens a respeito do risco das drogas na conquista de seus sonhos e objetivos. “As drogas eliminam o poder de você decidir o seu futuro. Jovem, seja o senhor do seu destino. Escolha o caminho certo, mantenha-se longe de más influências, siga o caminho do bem, da saúde, da paz, da prosperidade”, orientou.

Na sequência, o prefeito de Mirinzal, Jadilson dos Santos Coelho, assinou as três leis que integram a campanha: criação do Conselho, do Fundo Municipal Contra Drogas e dos Conselhos Escolares.

A premiação do concurso de poesia e desenho nas escolas públicas encerrou o evento. No concurso de Desenho, Larice Barbosa Paz (9° ano, UEB Onofrina Almeida), Milla Cristyan (8° ano, UEB Joana Goulart) e Francisco Gutierres (CE Duque de Caxias) conquistaram, respectivamente, 1°, 2° e 3° lugares.

O concurso de Poesia premiou Nielyton Carlos Barros Carneiro (9°ano, UEB Duque de Caxias), Ellen Bianca (CE Quilombola Benedito Fontes) e Bruno Lima Senes (9° ano, UEB Glorinha Ferreira), em 1°, 2° e 3° lugares, respectivamente.

Redação: CCOM – MPMA

Fotos: Eduardo Júlio (CCOM – MPMA)

 

GUIMARÃES

A cidade de Guimarães realizou nesta quinta-feira, 17, o lançamento da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”. Foi mais um município da Baixada Maranhense a receber o evento nesta semana. No dia anterior, Bequimão e Mirinzal já tinham sido contempladas pela iniciativa, que já foi levada a mais de 80 municípios maranhenses, segundo a coordenação da campanha.

O evento ocorreu na comunidade Vilagen, em construção pertencente à Igreja Católica, e contou com a participação de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão (MPMA), do Judiciário, representantes do Executivo e Legislativo municipais, das polícias Civil e Militar, além de estudantes e professores de escolas públicas e da sociedade em geral.

Uma das coordenadoras da “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, a promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da Comarca de Açailândia, proferiu palestra a respeito do tema, com enfoque principal na orientação aos estudantes de Guimarães, para que não se deixem levar pela curiosidade de experimentar as drogas.

Sandra Garcia informou sobre a abrangência da campanha, que já atingiu mais de 80 municípios, quando se associa a ela outra iniciativa – a “Maranhão contra as drogas” – realizada em parceria com o Poder Judiciário, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Governo do Maranhão e outros órgãos públicos.

A promotora de justiça também enfocou os diversos tipos de drogas, com os efeitos no organismo de quem as consome, e onde as famílias e usuários podem buscar apoio para enfrentar a dependência química.

Leonardo Santana Modesto, titular da promotoria de Guimarães, agradeceu à administração superior por levar a campanha ao município e ressaltou que a questão das drogas não pode ser combatida apenas de forma repressiva. “Embora seja muito importante no enfrentamento do problema, a repressão não é suficiente, já que o uso de drogas é uma doença e assim deve ser encarado, principalmente quando envolve crianças e adolescentes. Por isso, iniciativas como esta campanha são essenciais para diminuir esse mal que atinge toda a sociedade”, afirmou.

Ao se manifestar, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, agradeceu a participação dos presentes e ressaltou que o problema das drogas só poderá ser enfrentado com o envolvimento de toda a sociedade. “O Ministério Público está fazendo a sua parte. Conclamamos todos os segmentos sociais, para, juntos, pavimentarmos as estradas para o futuro, com o combate firme contra as drogas”.

Para o prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, a campanha chega em bom momento ao município, que já vem apresentando um número crescente de casos de uso de drogas.

CONCURSO DE REDAÇÃO

Como parte da programação do evento, foi divulgado o resultado de um concurso de redação, com o tema “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, realizado pela Promotoria de Guimarães junto aos alunos das escolas Unidade de Ensino Nossa Senhora da Assunção e Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção.

As quatro melhores produções textuais foram premiadas e os demais participantes receberam o certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado.

LEIS SANCIONADAS

Um momento importante da solenidade foi a apresentação pelo prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, de três projetos de lei que integram a campanha: criação do Conselho e do Fundo Municipal Contra Drogas e dos Conselhos Escolares. Com esses dispositivos legais, que já foram encaminhados à Câmara de Vereadores, o município firma compromisso para a implantação e acompanhamento da política pública sobre drogas.

MESA DE AUTORIDADES

Na solenidade, também compuseram a mesa dos trabalhos o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ, Marco Antonio Amorim; o juiz titular da comarca de Guimarães, Samir Araújo Mohana Pinheiro; a vereadora Ana Luíza Ramos, que representou a Câmara de Vereadores; o subtenente Antonio Reginaldo Gomes, que representou a Polícia Militar; e o pastor Josadaque Santos, da Assembleia de Deus.

Redação: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

Fotos: Eduardo Júlio (CCOM-MPMA)