Nova edição da campanha de prevenção às drogas em 2016

Foi lançada no dia 21 de junho de 2016, no auditório da Biblioteca Pública Benedito Leite, em São Luís, a nova edição da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, promovida pela 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena. Participaram do evento alunos e professores das redes públicas municipal e estadual, autoridades do Ministério Público do Maranhão e do Executivo e Legislativo municipal e estadual.

Em 2016, o programa de prevenção e combate às drogas será desenvolvido em 30 escolas, sendo 15 unidades do município de São Luís e 15 do estado, especialmente de 22 a 26 de agosto, quando serão promovidas atividades de reflexão sobre a problemática e os concursos de poesia e desenho sobre o tema, cujo edital foi elaborado pelo Ministério Público do Maranhão para a campanha.

PREVENÇÃO

Presente na abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, ressaltou que a campanha é muito importante, principalmente neste momento pelo qual o Brasil passa, com o agravamento das crises moral, ética, política e econômica. “A droga está por detrás do problema da violência. A droga é o mal maior. Por isso, este é o momento para trabalharmos a prevenção”, enfatizou.

Ele acrescentou que o caminho das drogas pode ter três consequências: o distúrbio mental, a prisão ou a morte. “No começo pode parecer prazeroso, mas logo depois uma família pode ser destruída. Portanto, temos que levantar os valores éticos e morais, valorizando a escola e o seio familiar”.

CONSELHO ANTIDROGAS NAS ESCOLAS

Criadora da campanha, a Promotora de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago afirmou que a mudança de metodologia do programa em 2016 tem o objetivo de atingir o maior número de alunos. Nos anos anteriores, os estudantes participavam dos debates e palestras promovidos pelo MPMA. Neste ano, professores e gestores serão capacitados para discutir o tema da campanha no interior das escolas. “Nós queremos que nossos jovens não entrem em contato com a drogas. Para isso, eles precisam de muita informação. Do contrário, vão aceitar”, completou, ressaltando a importância da prevenção.

Cristiane Lago também destacou a criação da Lei estadual n° 10.302/2015, de autoria do deputado estadual Eduardo Braide, presente no evento, que prevê a criação em todas as escolas públicas maranhenses do Conselho Escolar Antidrogas. O colegiado deve ser formado por nove componentes, com representantes de pais, professores e estudantes.

Presente na audiência, a promotora de justiça de Açailândia, Sandra Fagundes Garcia, que desenvolve a campanha nos municípios da referida comarca, afirmou que a melhor forma de obter resultados positivos é promovendo o debate permanente no âmbito escolar, com o desenvolvimento de atividades preventivas. “Em Açailândia, no ano passado, a campanha foi muito bem recebida pela sociedade, conseguimos abranger todas as escolas municipais e estudais existentes na comarca”.

Do MPMA também participou do evento o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim.

Igualmente estiveram presentes Aline Nascimento (diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite), Manoel Pedro Castro (representando a Secretaria de Estado da Educação), Eduardo Braide e Márcia Rodrigues (representando a Secretaria Municipal de Saúde).