REALIZAÇÃO DO PROJETO EM 2020

No ano de 2020, devido ao cenário de forte crise sanitária representada pela pandemia da Covid-19, restaram inviabilizadas atividades presenciais em razão do isolamento social. No entanto, as escolas e demais instituições parceiras empenharam-se em viabilizar o alcance das informações essenciais ao público alvo.

As atividades realizadas nesse período foram:

Em 04/02/2020 – Visita de grupo de estudantes das escolas Camélia Viveiros e UEB Rubem Almeida ao Centro Cultural e Artístico do MPMA. A visita fez parte da premiação aos alunos vencedores do Concurso de Desenho e Poesia do projeto “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?” no ano de 2019.

Em 22/05/2020 – Assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta – TAC entre o Ministério Público do Maranhão, através do CAOP/Direitos Humanos e da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, e a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC com o objetivo de implantar projetos pedagógicos de prevenção ao uso de drogas nas instituições de ensino público e privado. Para tal objetivo, os professores devem ser capacitados continuamente e um seminário deverá ser realizado pelo menos uma vez por ano em São Luís para a discussão do tema.

tac

Em 25/06/2020 –  Live – Debate sobre Prevenção às Drogas e a Pandemia da Covid-19. Palestrantes: Promotora de Justiça Dra. Cristiane G. Coelho M. Lago; Graciela Feitosa, Psicóloga e Educadora Parental. A atividade fez parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, promovida em parceria com o Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas. Público-Alvo: estudantes.

Em 30/06/2020 – Premiação do Concurso de Desenho e de Poesia da Campanha “Quem Escolhe o Seu Caminho? Você ou as Drogas?”, realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC. Público-Alvo: alunos do ensino médio das seguintes escolas da rede pública estadual:

Centros de Ensino Barjonas Lobão (Cohatrac);

Vicente Maia (Anjo da Guarda);

Cidade Operária II (Cidade Operária);

Sotero dos Reis (Centro);

Cônego Ribamar Carvalho (Cohab).

Os três alunos vencedores foram premiados com notebooks, e todas as  escolas participantes receberam um kit de livros sobre prevenção às drogas para suas respectivas bibliotecas.

concurso-de-poesia-4 concurso-de-poesia-3 concurso-de-poesia-2 concurso-de-poesia