Palestra e Premiação do Concurso de Desenho e poesia  do projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as Drogas?”

Local: CEJOL: Centro Educa Mais João Francisco Lisboa

Data da atividade: 24 de outubro de 2023

Palestrante: Dra. Cristiane Lago

O Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania – CAO-DHC, realizou atividade de prevenção ao uso indevido de drogas no âmbito do projeto institucional QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS? em parceria com o Centro Educa Mais João Francisco Lisboa – CEJOL, localizada no centro da cidade de São Luís.

Os alunos participaram de um concurso de desenho e poesia com o tema do projeto, realizaram oficinas de produção textual, sob a orientação de professores, visando uma premiação para os 3(três) primeiros colocados em cada categoria.

A poesia vencedora foi essa:

MÁRGILA REGINA CAIRES VIANA –TURMA 102

Estrelas, drogas e escolhas.

No céu noturno, onde drogas e estrelas dividem o mesmo espaço, dúvidas escritas em astros, incertezas desenham o traço para o fiasco. Incertezas que nem deveriam existir,

mas infelizmente estão sempre a persistir.

As estrelas são símbolos de sonhos a perseguir,

enquanto as drogas são asterismos a se iludir,

ou para alguns, um meio de fugir.

Mas então, como uma luz em meio à vastidão,

seja a estrela que brilha com constância e fulgor,

ou um cometa que se apaga sem rumo e sem valor.

Então, decida se o melhor é ser a estrela que traça o seu próprio caminho,

ou um buraco negro que se perde no vazio, sempre sozinho.

Seja a constelação que traça um curso brilhante,

não deixe as drogas serem a sombra constante.

Lembre-se, as drogas podem até ser estrelas cadentes passageiras,

mas você é a estrela que brilha por uma vida inteira.

MÁRGILA REGINA CAIRES VIANA – TURMA 102

Os vencedores receberam kits de livros educativos.

Mais de 100 ( cem) alunos participaram do concurso e da palestra final que foi ministrada pela Promotora de Justiça Cristiane que  é Coordenadora do CAO-DHC.

Esse projeto visa contribuir com a diminuição do índice de criminalidade, considerando a presença da droga em crimes violentos, como homicídios e roubos, que ocasionam insegurança na sociedade.

Na mesma oportunidade, foi criado o Conselho Escolar sobre Drogas nesse Centro de Ensino, cumprindo outro objetivo desse projeto que é orientar sobre a implementação das Políticas Públicas sobre Drogas.

POESIAS VENCEDORAS:

OFICINA DE PRODUÇÃO DE DESENHO E POESIA:

Palestra e Premiação do Concurso de Desenho e Poesia sobre prevenção às drogas na escola estadual CE Lara Ribas.

Estudantes e professores do Centro de Ensino Lara Ribas, no bairro Santo Antônio, em São Luís, assistiram, nesta quinta-feira, 22, a uma palestra do projeto institucional “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, ministrada pelas promotoras de justiça Cristiane Maia Lago e Sandra Fagundes Garcia, coordenadoras dos Centros de Apoio Operacional de Direitos Humanos e da Mulher, respectivamente.

Em seu 11º ano de existência, a iniciativa do Ministério Público do Maranhão na escola contou na programação com a premiação do concurso de poesia e desenho e apresentações artísticas realizadas pelos alunos.

A gestora adjunta do CE Lara Ribas, Terezinha Bruzaca, agradeceu ao Ministério Público pela parceria e destacou a dedicação dos alunos, que, supervisionados pelos professores, discutiram em sala de aula a temática das drogas e produziram trabalhos sobre o assunto.

Em sua fala, a Promotora de Justiça Cristiane Lago disse que a ideia do projeto é levar o jovem a refletir sobre suas escolhas e enfocou os malefícios trazidos pelos diversos tipos de drogas. “Por meio do trabalho de conscientização, procuramos orientar os jovens sobre os prejuízos do consumo de droga em suas vidas, o que muitas vezes poderá levá-los à criminalidade ou ainda a perder a vida”, enfatizou.

Grávida de três meses, a Promotora de Justiça Sandra Garcia ressaltou as consequências negativas que o uso de drogas traz para as mulheres gestantes e seus bebês.

As representantes do Ministério Público também chamaram atenção sobre o fato de que as drogas atingem todas as classes sociais, inclusive ricos e famosos, e abordaram os prejuízos proporcionados pelas drogas lícitas, como o cigarro e o álcool.

PREMIAÇÃO

O projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” premiou alunos do CE Lara Ribas que produziram poesias e desenhos com enfoque no tema das drogas. Foram premiados Victor Diego Amaral, Larissa Emilly e Izadora Lima, todos de turmas do 2º ano do ensino médio matutino, além de outros estudantes pela participação nas atividades. Os prêmios foram doados pela Federação dos Empreendedores Adventistas, parceiro do projeto do MPMA.

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS

Ao final da palestra, os alunos do Centro de Ensino Lara Ribas apresentaram uma performance teatral com reflexões sobre o uso indevido das drogas e um show com grupo de dança Cacuriá em alusão às festas juninas.

Redação e fotos: José Luís Diniz (CCOM-MPMA)

QUEM ESCOLHE SEU O CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS? ATIVIDADES DO PROJETO REALIZADAS NO ANO DE 2023

MATÕES – MPMA lança projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?” na comarca

 

Na manhã desta quinta-feira, 30, o Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC), realizou a solenidade de lançamento do projeto institucional “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, na Comarca de Matões.

Coordenada pelo promotor de justiça Ighor Renato Vitorino Aragão, a cerimônia foi realizada na sede do Sindicato dos Professores Municipais. A coordenadora do CAO-DHC, promotora de justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago, ministrou a palestra de abertura no lançamento.

Ela explicou que o projeto, surgido em 2012, visa à implantação da Política Municipal sobre Drogas com a aprovação de leis municipais que criam o Conselho e o Fundo Municipal sobre Drogas, além de conselhos escolares sobre o tema. A iniciativa também inclui realização de palestras, concursos de desenhos e poesias e outras atividades artísticas.

“Para efetivar a política de prevenção, é essencial a participação das Secretarias locais de Saúde, Educação e Assistência Social”, enfatiza.

PARTICIPANTES

O procurador-geral do Município, Rafael Viana, representou o prefeito Ferdinando Coutinho. Também participaram o vice-prefeito Oziel Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Thyago Brito, a juíza Cintia Facundo, o defensor público Ademir Alencar, o secretário municipal de Educação Luciano Aquino, secretário de Saúde do município, Daniel Cardoso e o presidente do Sindicato dos Professores, Adailson Lima.

Uma carta-compromisso para apresentação dos projetos de lei necessários ao alcance dos objetivos do projeto foi assinada pelo procurador-geral do Município, vice-prefeito e presidente da Câmara.

Em Matões, o projeto será realizado diretamente nas escolas municipais com apoio do Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública, além das Polícias Civil e Militar.

Redação: CCOM-MPMA

Mesa de autoridades da solenidade
Mesa de autoridades da solenidade

projeto-quem-escolhe-o-seu-caminho-em-matoes-1024x576

mesa-de-autoridades-em-lancamento-de-projeto-em-matoes-1024x576

Passeio ciclístico celebra 10 anos de projeto de prevenção às drogas.

Participantes do Passeio largaram da Sede das Promotorias da Capital

Um passeio ciclístico realizado na manhã deste domingo, 26, Dia Internacional de Combate às Drogas, encerrou a programação comemorativa dos 10 anos do projeto Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?, realizado pelo Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC). O evento esportivo, coordenado pelos CAOs DHC, de Enfrentamento à Violência de Gênero e da Infância e Juventude, contou com o apoio de várias instituições.

Os ciclistas se concentraram em frente à sede das Promotorias da Capital e fizeram um percurso que saiu da avenida Carlos Cunha, passando pelas avenidas Ferreira Goulart, Ana Jansen e Colares Moreira, retornando ao local de largada. Ao final do trajeto, os participantes foram recebidos com música pela Banda da Guarda Municipal. Em seguida, houve sorteio de brindes.

Membros do Ministério Público do Maranhão durante evento esportivo

Antes da largada, a coordenadora do CAO-DHC, Cristiane Lago, falou sobre o projeto Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?, que já alcançou mais de 50 mil estudantes ao longo de 10 anos por meio de palestras e atividades culturais. Ela explicou que a união do CAO-DHC com os centros que atuam no Enfrentamento à Violência de Gênero e da Infância e Juventude deve-se ao fato de essa causa envolver todos os segmentos sociais.

“Nós nos unimos porque essa é uma causa da sociedade e todos juntos é que vamos poder interromper o caminho das drogas, esse é o nosso objetivo: afastar os jovens do uso, do primeiro contato. Acho que hoje chamamos a atenção de outros que ainda não tinham atentado para esse tema que é tão importante”, avaliou.

A promotora de justiça Sandra Fagundes, coordenadora do CAO-Mulher, lembrou que as drogas também contribuem para o aumento de casos de violência doméstica. Já o coordenador do CAO-IJ, Gleudson Malheiros, comentou que o esporte é uma prática importante para afastar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes, das drogas.

O diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves, que representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, parabenizou os organizadores e parceiros e destacou a importância do trabalho de prevenção. “O Ministério Público está irmanado com toda a sociedade civil para passar essa mensagem para a população, para as pessoas que possam estar vulneráveis, podem estar a um passo de entrar nesse mundo que é extremamente perigoso. Mais uma vez o Ministério Público demonstra sua força no sentido de levantar causas que são importantes para a sociedade”.

Também prestigiaram o evento a primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), Reinaldo Campos Castro Júnior, além de representantes do Governo do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e parceiros.

Os alimentos arrecadados com as inscrições no passeio serão entregues a três instituições terapêuticas que atendem dependentes de drogas.

Redação: CCOM-MPMA / Fotos: Larissa Ribeiro o

p

q

r

s

t

u

v

x

z

No dia 14 de junho, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania – CAO – DH, em parceria com as Secretarias Estaduais de Cultura, Educação e Relações Institucionais, realizou atividade de prevenção ao uso indevido de drogas na Biblioteca Pública Benedito Leite direcionada para alunos do Centro de Ensino Estadual Liceu Maranhense.

As Secretárias Estaduais Leuzinete Pereira ( Educação) e Silvia Ferreira ( Relações Institucionais) participaram da abertura das atividades.

Participaram, também, a Diretora da Biblioteca Aline Nascimento e o Diretor do LICEU, professor Deurivan.

Os alunos premiados nas categorias de melhores poesias e desenhos receberam bolas de futebol, voley e basquete, além de outros brindes juninos.

A atividade faz parte da programação do mês de junho, mês de prevenção às drogas, a partir do projeto institucional QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS? Que completa 10 anos nesse ano. f

g

h

i

j

k

l

MPMA celebra 10 anos do projeto “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?

O Ministério Público do Maranhão, por meio dos centros de apoio operacionais de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC) e de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher) iniciou, nesta segunda-feira, 6, as comemorações dos 10 anos de atividades do projeto de prevenção ao uso indevido de drogas “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, com vasta programação durante todo este mês.

 

A celebração foi iniciada com o lançamento do projeto no município de Santa Helena, realizado na Escola Maria Tereza, no bairro São Braz. Estiveram presentes a promotora de justiça Sandra Fagundes, coordenadora do CAO-Mulher; o promotor Danilo Castro, que na ocasião representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; o titular da Comarca, promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, além do presidente da Câmara Municipal, Marcello de Andrade Marques. À tarde, o projeto foi lançado no município de Turiaçu, no Complexo Educacional Ieda Viana Ribeiro.

PROGRAMAÇÃO

As atividades seguem nesta terça-feira, 7, nos municípios de Zé Doca e Governador Nunes Freire. Na próxima semana, no dia 14, será realizada uma atividade de prevenção às drogas com alunos do Liceu Maranhense na Biblioteca Benedito Leite. Já no dia 20, o projeto será apresentado nos municípios de Rosário e Santa Luzia, e no dia 21 será apresentado em São Mateus

 

d

QUEM ESCOLHE SEU O CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS? ATIVIDADES DO PROJETO REALIZADAS NO ANO DE 2022

Em 23 de março de 2022, ocorreu a Palestra “Quem Escolhe seu Caminho? Você ou as Drogas?, na Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, organizada pela Vara da Infância e Juventude e Juizado Especial de Violência Doméstica  e Familiar contra a Mulher, de São José de Ribamar. ?  Foi apresentada a importância da prevenção ao uso indevido de drogas, visando a diminuição de crimes dessa natureza.

Local: Centro Educa Mais Ribeiro do Amaral, São José de Ribamar, às 08hs.

Organização: Vara da Infância e Juventude e Juizado Especial de Violência Doméstica  e Familiar contra a Mulher, de São José de Ribamar

Palestrante: Dra. Cristiane Lago

a

b

CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS