RELEMBRANDO: Encerramento da campanha no ano de 2015.

Palestra educativa marca encerramento de campanha em 2015.

Em 25/11/2015, alunos do Centro de Ensino Francisco de Assis Ximenes de Aragão Filho, na Vila Embratel, assistiram a uma palestra preventiva contra o uso de drogas, ministrada pela promotora de justiça Cristiane Coelho Maia Lago.

O evento, realizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, marcou o encerramento das atividades da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, em 2015, desenvolvida pelo Ministério Público do Maranhão. Neste ano, o projeto contemplou sete escolas de São Luís.

CAMPANHA

Durante a ação, a temática é trabalhada em escolas da rede pública municipal e estadual. Os estudantes são orientados a produzir desenhos e poesias para um concurso e os vencedores são premiados.

De acordo com a titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena, Cristiane Lago, a proposta do MPMA é expandir as ações do projeto, em parceria com as comarcas do interior. Na capital, as atividades serão retomadas no início do primeiro semestre letivo de 2016.

Na palestra, a promotora de justiça falou sobre os efeitos das drogas no organismo e doenças provocadas pelo consumo. Para ela, conscientizar os jovens sobre os malefícios do uso dessas substâncias é a melhor forma de prevenção. “A campanha é um incentivo às crianças e adolescentes, é importante levar a discussão além da sala de aula”, afirma.

PARTICIPANTES

Na abertura do evento, houve a apresentação da Banda de Música do Bom Menino das Mercês, acompanhada pelo maestro Luiz Carlos. Em seguida, a diretora da biblioteca, Aline Nascimento, falou sobre o funcionamento da instituição e a parceria com o MPMA na execução do projeto.

Segundo ela, a campanha também representa uma oportunidade para mostrar às crianças e adolescentes que a biblioteca é um espaço público de aprendizagem.

Presente no evento, a secretária-adjunta de Estado da Cultura, Vanessa Leite, relatou que a articulação de órgãos, instituições e comunidade escolar é indispensável para a promoção de melhor qualidade de vida aos jovens. “Devemos abraçar o projeto e incentivar crianças e adolescentes a seguirem um caminho saudável e feliz”, afirmou.

De acordo com a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, a educação tem papel fundamental no processo de escolha. “Só é possível conseguir respeito por meio da educação”, destaca.

As turmas do Ensino Médio foram acompanhadas pelo professor Edilton Ribeiro. Ele considera o debate mais uma proposta de reflexão. “Estamos em uma área de extrema vulnerabilidade. Não podemos garantir que os jovens não terão experiência com as drogas, mas temos a obrigação de oferecer informações e advertir quanto aos riscos”, afirmou.

Além da parceria com a biblioteca, a campanha do MPMA conta com a participação dos Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Juventude e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís.

PREMIAÇÃO

Premiados ao final da palestra, os estudantes Natayla Camera, Reginaldo Pereira e Emmerson Fernandes foram classificados, no concurso de desenho promovido durante a campanha, em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. No concurso de poesia, os vencedores foram Bianca Pinheiro (1º lugar); Gleyciane Amorim (2º lugar) e José da Conceição (3º lugar).

Os três primeiros colocados, nos dois concursos, receberam certificados, kits de livros e a camisetas da campanha. Os primeiros serão contemplados, ainda, com uma visita à 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena e poderão acompanhar a promotora titular em um dia de trabalho.

As poesias e desenhos vencedores nesses dois anos de campanha serão reunidos em um livro. A ideia deve ser executada em parceria com a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM).