LANÇAMENTO DA CAMPANHA EM 2017

Foi lançada no dia 24 de abril, na Unidade de Educação Básica Professor Rubem Almeida, localizada no bairro do Coroadinho, às 19h, a campanha de prevenção e combate às drogas para o ano de 2017, com o tema: “Quem escolhe o seu caminho? Você ou às drogas?”. A iniciativa é do Ministério Público do Maranhão, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da Capital.

Logo após, no dia 26 de abril, a campanha foi lançada na Unidade de Educação Básica Professora Camélia da Costa Viveiro, no Bairro Coroado, às 9h. Em ambas as escolas, a promotora de justiça Cristiane Lago, idealizadora da campanha, proferiu palestra sobre o tema.

A organização das escolas para receber este evento, ficou por conta dos seus Gestores, sendo a Professora Aparecida Rodrigues, gestora da Escola U.E.B  Rubem Almeida, e as Professoras Cleres e Valdinéia, gestoras da Escola U.E.B. Camélia da Costa Viveiro, além da coordenação dos Supervisores e Professores. Em especial, a participação da Professora Flor de Cassia Pereira da Silva, a qual solicitou a realização do evento nestes locais.

Os eventos contaram com a participação da Polícia Militar do Maranhão, por meio do Grupo da Ronda Escolar que abrange os dois bairros.

Conforme o edital do concurso de desenho e poesia que fazem parte do projeto, foram premiados os alunos das três primeiras colocações, em cada categoria. Os vencedores receberam kits de livros do escritor maranhense Wilson Marques, doados pela Secretaria de Estado da Educação, e ainda receberam os respectivos certificados de premiação.

Os alunos premiados foram:

*U.E.B  Rubem Almeida – categoria desenho – 1º lugar: Talisson Silva Guimarães;, 2º lugar: Marcos Augusto Meirelles; – categoria poesia – 1º lugar: Lady Dayana Pereira;

*U.E.B  Camélia Viveiro – categoria desenho – 1º lugar: Herika Chagas da Silva; 2º lugar: Jhon Kauan Cutrim Reis; 3º lugar: Jadilson Costa Soares; – categoria poesia – 1º lugar: Alessandra Santos Pacheco; 2º lugar: Maria Vitória Salazar Rodrigues Soares; 3º lugar: Rafaela Stéfany Furtado Sousa.

Segundo a Promotora de Justiça Cristiane Lago, em 2017, a campanha vai continuar com a realização de palestras de prevenção às drogas nas escolas públicas municipais e estaduais, bem como promovendo concursos de desenhos, de poesias e outras atividades artísticas, culturais e esportivas, que funcionem como forma de inclusão social e de melhoria da qualidade de vida dos alunos alcançados.

Incluem-se, ainda, como objetivos específicos da campanha a articulação para a implementação do Conselho Estadual e do Fundo de Políticas Públicas sobre Drogas; o incentivo à criação e à implementação do Conselho Municipal e do Fundo de Políticas Públicas sobre Drogas; e o apoio e orientação para a instalação dos Conselhos Escolares sobre Drogas.