Campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas” é apresentada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão na Câmara Federal, em Brasília/DF

As Promotoras de Justiça Cristiane Gomes Coelho Maia Lago e Sandra Fagundes Garcia apresentaram, ao lado dos representantes do Comitê Estadual de Prevenção às Drogas e da Deputada Dederal Eliziane Gama, na Câmara de Deputados, em Brasília, a campanha “Maranhão na Prevenção às Drogas”, em evento ocorrido em 30 de agosto do corrente ano.

O programa, organizado pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, integrado pelo Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça Poder Legislativo e Polícia Rodoviária Federal, está em pleno andamento e já chegou a 64 municípios maranhenses.

As Promotoras de Justiça apresentaram o formato, objetivos e alguns dos resultados já obtidos pela campanha à Comissão Externa destinada a avaliar a situação de consumo de drogas entre jovens no Brasil, coordenada pela Deputada Federal Eliziane Gama.

Uma das finalidades é a implementação de políticas municipais sobre drogas, por meio da aprovação das leis referentes ao Conselho Municipal sobre Drogas, Fundo Municipal sobre Drogas e Conselho escolar sobre Drogas.

Promotora de Justiça Cristiane Lago, explica: “Todas as escolas do estado e dos municípios devem ter um conselho para discutir e propor programas de prevenção e acompanhamento de casos no ambiente escolar, mediando as questões com o Poder Público”.

A representante do MPMA acrescentou que dos 64 municípios maranhenses, cujos prefeitos e presidentes da Câmara de Vereadores assinaram o termo de compromisso de adesão ao programa, muitos já aprovaram as referidas leis destinadas à prevenção às drogas e em outros os projetos de lei estão em tramitação.

A Promotora de Justiça Sandra Fagundes destacou a importância das parcerias institucionais e a participação da sociedade. “Na maioria dos júris que fazemos, os réus estão ali porque se envolveram de alguma forma com drogas. Por isso, é preciso captar recursos e mobilizar ações junto com a sociedade para reverter este quadro. A parceria entre as instituições amplia o alcance da campanha e maximiza os resultados”, afirmou.

Sandra Fagundes ressaltou, ainda, que uma outra e importante conquista da campanha no Maranhão foi a reativação do Conselho Estadual sobre Drogas, formado por 11 membros eleitos, sendo cinco da sociedade civil e seis de instituições do Poder Público.

Outro assunto apresentado em Brasília foram os detalhes da campanha do MPMA, “Quem escolhe o seu caminho, você ou as drogas?”, idealizada pela promotora de justiça Cristiane Maia Lago. “Apresentamos os detalhes das ações de prevenção às drogas com o objetivo também de servirem de exemplo para outros estados do Brasil. Afinal, o problema é um dos mais graves que afligem o país”, concluiu.