SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS – Projeto institucional mobiliza estudantes de escolas da capital

O Ministério Público do Maranhão promoveu uma série de palestras em oito escolas públicas de São Luís, no último dia 25 de junho, como parte do Projeto “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”.

A programação se insere na Semana Nacional de Prevenção às Drogas e também faz alusão ao 26 de junho, Dia Internacional da Luta Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre o impacto negativo de substâncias entorpecentes.

As oi escolas selecionadas para participação do evento foram: U.E.B ALBERTO PINHEIRO, U.E.B GOV. LEONEL BRIZOLA, U.E.B Dr. JOSE CUPERTINO, U.E.B Dr. NETO GUTERRES, U.E.B Dr. NEWTON NEVES, UNIDADE DE ENSINO LARA RIBAS, UNIDADE DE ENSINO DR. CLARINDO SANTIAGO e CENTRO DE ENSINO LICEU MARANHENSE.

A primeira palestra foi realizada no Centro Cultural do MPMA para mais de 200 alunos do Colégio Liceu Maranhense pela promotora de justiça Cristiane Maia Lago e pelo pesquisador, doutor em Biologia Funcional e Molecular e vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2012, Rodrigo Gonçalves Dias.

“O trabalho de prevenção ao uso de álcool e substâncias psicoativas ilegais precisa ser contínuo para ter um efeito consistente. O Ministério Público do Maranhão vem trabalhando nas escolas para ampliar a reflexão dos estudantes que os estimule a optar por um caminho longe das drogas”, afirmou Cristiane Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da Capital.

As atividades do projeto são desenvolvidas, desde 2013, em escolas públicas das redes municipail e estadual de ensino, do Maranhão. O objetivo é estimular o debate no ambiente escolar e prevenir o uso de substâncias entorpecentes por crianças e adolescentes.

O debate com os estudantes foi realizado com o apoio de palestrantes voluntários que se dispuseram a colaborar com o Ministério Público. Participaram do “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas” os palestrantes Myrna Carvalho, Marco Aurélio, Graciela Feitosa, Rita Freire, Luciene Lima, Emmanuella Bello, Karina Marçal, Arthemisa Oliveira e Luzimar Alves. O público alcançado foi de aproximadamente 1.000 (hum mil) alunos.

Os alunos receberam uma edição especial da revista Coquetel com passatempos e caça-palavra sobre a temática do projeto. Os vencedores dos concursos de poesia e desenho receberam, ainda, livros doados pela Editora FTD e Livrarias Paulinas.

Além dos estudantes, participaram das atividades professores, pais de alunos e membros da Patrulha Escolar da Polícia Militar do Maranhão.