“QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS?” – Palestra marca início do Projeto em São José de Ribamar

 

O Ministério Público do Maranhão realizou na manhã do dia 15 de agosto de 2019, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), na Cidade de São José de Ribamar, uma palestra preventiva contra o uso de entorpecentes. A iniciativa faz parte do projeto institucional “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas? ”.

O evento foi realizado no auditório da escola e marcou o início do projeto no município de São José de Ribamar. As atividades são desenvolvidas em escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino do Maranhão desde 2013. O objetivo é estimular o debate no ambiente escolar e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes.

De acordo com a titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível de São José de Ribamar, Patrícia Pereira Espínola, com atribuição da área da defesa da criança, adolescente e educação, o Ministério Público vai levar as ações para outras escolas. “O uso de drogas e a comercialização influencia diretamente no aumento da criminalidade. Estamos felizes com a participação dos alunos do IFMA e, em parceria com outras instituições, vamos levar o projeto institucional a outras escolas do município”, afirmou.

PROJETO

A temática é trabalhada nas escolas com a supervisão dos professores e, em seguida, os estudantes são orientados a produzir desenhos e poesias para um concurso e os vencedores são premiados.

De acordo com a titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, Cristiane Maia Lago, que idealizou o projeto em 2013, a proposta do Ministério Público é expandir as ações educativas a todos os municípios maranhenses. Até agora, as atividades já foram realizadas em 41 cidades.

Na palestra, a promotora de justiça falou sobre os efeitos das drogas no organismo e doenças provocadas pelo consumo. Para ela, conscientizar os jovens sobre os malefícios do uso dessas substâncias é a melhor forma de prevenção. “A campanha incentiva o debate entre os jovens. É importante que essa discussão seja feita no ambiente escolar e ampliada nas famílias e demais espaços sociais”, avaliou Cristiane Lago.

PREMIAÇÃO

Os vencedores do concurso de poesia e desenho receberam certificado de participação, livros e materiais do projeto. Os premiados na categoria de poesia foram Ana Larissa Santiago Santos (1º ano de Eletroeletrônica), Emanuelle Barbosa Elizeu (2º ano de Eletroeletrônica) e João Victor Alencar (3º ano de Programação de Jogos Digitais), em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Os estudantes Irlan Pablo Ataide de Sousa (1º ano de Eletroeletrônica), Ester Santos França (3º ano de Eletroeletrônica) e Iago dos Santos Vieira (1º ano de Eletroeletrônica) foram os vencedores do concurso de desenho em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

“Eu sempre defendi que as escolas deviam incentivar os alunos a decidirem sobre certos caminhos. A minha motivação ao escrever a poesia foi por amigos que são usuários de drogas e eu espero uma mudança de vida deles. Eu me senti dentro da história deles e consegui descrever os sentimentos deles. Eles podem escolher um caminho diferente, contar uma história diferente. É algo que mexe com a vida delas”, explicou a estudante Ana Larissa Santiago Santos, de 15 anos.

Redação e fotos: CCOM-MPMA