MPMA promove a semana de prevenção e combate as drogas na região tocantina.

O Ministério Público do Maranhão realizou de 2 a 5 de dezembro de 2019 a Semana de Prevenção às Drogas em municípios da Região Tocantina. A rodada de ações teve atividades de palestras em Imperatriz, Davinópolis, Itinga e Açailândia. Ao todo, foram mais de mil participantes nos eventos.

A ação foi coordenada pela promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Açailândia, e tiveram o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP). Este ano, as palestras foram proferidas pelo ganhador do Prêmio Jovem Cientista, Rodrigo Gonçalves Dias.

Na segunda, 2, as apresentações foram realizadas na sede das Promotorias de Justiça de Imperatriz pela manhã e, durante a tarde, na Penitenciária de Imperatriz. Na terça, 3, foi a vez de Davinópolis receber os palestrantes na Unidade Prisional de Davinópolis.

Na quarta, 4, a palestra foi realizada em Açailândia, na Faculdade Favale, pela manhã e, pela tarde, na Unidade Prisional de Açailândia. Quinta-feira, 5, os facilitadores se apresentaram na Prefeitura de Itinga pela manhã e, em Imperatriz, pela tarde, na Unidade Prisional Regional de Imperatriz.

De acordo com a coordenadora da campanha na Região Tocantina, Sandra Fagundes, a Semana de Prevenção às Drogas foi muito proveitosa, iniciando com a pedalada em Açailândia e a rodada de palestras. A representante do Ministério Público destacou a importância da diversidade do público: autoridades, alunos e pessoas do sistema prisional, que assistiram à exposição do palestrante, um caminho longe das drogas.

“Nesta semana, com palestras ministradas para alunos e internos do sistema prisional, nós pudemos ver e sentir os olhos atentos, a emoção ao final da palestra. Por isso, nós queremos agradecer à equipe, ao Rodrigo Dias, aos colegas promotores de justiça Ossian Bezerra, Crystian Gonzales, Domingos Eduardo, Gleudson Malheiros e às equipes da educação e do sistema prisional que ajudaram a fazer acontecer tudo isso”, ressaltou a promotora.

O promotor de justiça da área de execução penal, Domingos Eduardo da Silva, é o responsável pelas palestras nos municípios da comarca de Imperatriz. Titular da 5ª Promotoria de Justiça Criminal, o representante do MPMA afirmou que a semana de palestras é fundamental para o processo de ressocialização dos apenados e para o combate da prática da reincidência criminal.

“Essa iniciativa é fundamental no combate à reincidência, assim como ressocializar, ajudar o preso a sair do mundo das drogas. Sabemos que muitos crimes estão ligados ao tráfico e consumo de entorpecentes, como roubos e latrocínios”, destacou Domingos Eduardo.

JOVEM CIENTISTA

Rodrigo Gonçalves Dias é o convidado do Ministério Público do Maranhão para realizar a rodada de palestras. Da vasta lista do currículo, Rodrigo é bacharel em Educação Física pela Unicamp e especialista em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo.

O jovem também é doutor em Biologia Funcional e Molecular e trabalhou realizando pesquisas no Instituto do Coração (Incor – (HCMUSP). Rodrigo possui ainda pós-doutorado em Genética e Cardiologia, Genoma e Ciência do Esporte e Análise Genômica em Larga Escala. Foi ganhador do Prêmio Jovem Cientista em 2012 e o prêmio mais respeitado da cardiologia no Brasil, Eduardo Moacyr Krieger.

PALESTRA

Rodrigo começou recordando a infância, quando sua mãe teve que sustentá-lo sozinha depois que o pai o abandonou. Ele relata que foi um adolescente problemático e que nem ele mesmo acreditava que poderia alcançar tantos feitos, mas que uma ofensa dirigida a ele o fez repensar toda sua vida.

Após prestar vestibular três vezes sem conseguir passar, Rodrigo finalmente se dedicou aos estudos e conseguiu aprovação em sete universidades. Foi então que escolheu o curso de Educação Física na Universidade de Campinas.

Ele relatou que ainda nos primeiros dias de aula teve a curiosidade de entrar em um laboratório de pesquisa da área de Medicina, foi quando decidiu se envolver com ciência. Logo após o primeiro ano já estampava a capa da revista anual de ciências da universidade.

Em 2008, após uma descoberta envolvendo genética, cardiologia e exercício físico, o pesquisador ganhou um prêmio de melhor pesquisa do país, sendo citado internacionalmente como uma das descobertas mais relevantes para o avanço do conhecimento.

Rodrigo finalizou a exposição pedindo uma reflexão. “Onde está o limite? Vocês acham que o garoto problemático que eu era na adolescência poderia se tornar o cientista que eu me tornei? Ninguém é irrecuperável. Quando alguém disser que vocês não prestam ou que não conseguem, mostrem que vocês são capazes de mudar o destino”.

Danielly Sousa Silva cursa o 9º ano e assistiu à palestra em Itinga. A estudante conta que as palavras de Rodrigo lhe motivaram a mudar, enfrentar as dificuldades e ser forte quando alguém tentar enfraquecê-la. “Foi uma sensação incrível, uma experiência maravilhosa. Ele é um exemplo de pessoa, vou me espelhar nele para realizar meus sonhos. Que um dia eu possa ajudar as pessoas e sempre ser humilde tanto em ações quanto em pensamentos”, destacou.

A ação faz parte da campanha institucional “Quem escolhe seu caminho? Você ou as drogas?”, que na Região Tocantina teve início em Açailândia no ano de 2015. A atividade também já integrou a campanha realizada até o ano passado: Maranhão na Prevenção às Drogas, promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas.

Redação: CCOM-MPMA