Uso indevido de drogas durante a pandemia será tema de debate no Instagram

20200627_07504120200627_155244
A Promotora de Justiça Cristiane Maia Lago, coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOP-DH), promoverá, ao lado da psicóloga Graciela Feitosa, um debate sobre o tema “Prevenção às drogas e a pandemia da Covid-19”, por meio de uma live no Instagram do Ministério Público do Maranhão, no dia 25 de junho, às 17h.
A atividade faz parte da programação da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, promovida em parceria com o Fórum Estadual de Políticas sobre Drogas.
O objetivo da live é difundir informações qualificadas sobre os problemas decorrentes do uso indevido de drogas e promover o debate sobre as políticas públicas de prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos.
A escolha de um ambiente virtual para a discussão direcionada ao público estudantil ocorreu em virtude da suspensão das aulas da rede pública devido à pandemia da Covid-19.
“A prevenção ao uso indevido de drogas precisa, mais do que nunca, ser realizada, considerando que uma das consequências negativas da pandemia da Covid-19 é o aumento do uso de drogas, em virtude das mudanças bruscas que ocorreram na vida familiar, profissional e social do ser humano. Muitos estão enfrentando esse momento com o uso indevido de drogas lícitas, como o álcool, remédios, e drogas ilícitas”, ressaltou a idealizadora da campanha, a Promotora de Justiça Cristiane Maia Lago.

CONCURSO DE POESIA

Além do debate, durante a live será divulgado o resultado do Concurso de Poesia sobre o tema da campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, concurso este realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
Participam da atividade alunos do Ensino Médio das seguintes escolas da rede pública estadual: os centros de ensino Barjonas Lobão (Cohatrac), Vicente Maia (Anjo da Guarda), Cidade Operária II (Cidade Operária), Sotero dos Reis (Centro) e Cônego Ribamar Carvalho (Cohab).
Para a escolha dos vencedores, serão analisados critérios como adequação ao tema, originalidade e criatividade. Cada escola selecionará os três melhores poemas e encaminhará ao CAOP-DH, o qual escolherá os três textos entre os 15 selecionados.
Os três autores escolhidos serão premiados com notebooks. Todas as escolas participantes receberão um kit de livros de prevenção às drogas, preferencialmente de autores maranhenses, para suas respectivas bibliotecas.
Redação: CCOM-MPMA