CAMPANHA BASTANTE MOVIMENTADA EM 2017. BELÍSSIMO EVENTO REALIZADO NO COLÉGIO LICEU MARANHENSE.

Em 2 de junho de 2017, foram realizadas as atividades do projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, no Liceu Maranhense (Centro), em São Luís, para mais de 140 alunos que lotaram o auditório do colégio.

O evento foi coordenado pelo Grêmio Estudantil da referida Escola, através do Presidente Guilherme Soares, em parceria com a 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena da Capital, que tem como titular a Promotora de Justiça Cristiane Lago, idealizadora do Projeto.

O programa também teve o objetivo de implementar o Conselho Escolar de Políticas sobre Drogas, previsto em lei.

Na ocasião, também foram premiados os estudantes vencedores dos concursos de desenho e de poesia que são desenvolvidos abordando a temática do Projeto, objetivando a discussão sobre prevenção e combate ao uso de drogas.

Venceram o concurso de poesia os estudantes Deison Vicente (1º), Ruan Cristian (2º) e Rassiane Calve (3º). Já os estudantes Enza Beatriz (1º), Cristian Rafael Silva (2º) e Rafaelle Santos Soeiro (3º) foram os premiados na categoria desenho. Os estudantes vencedores foram premiados com livros de clássicos da literatura nacional e com obras de autores maranhenses.

O evento também contou com atrações culturais protagonizadas pelos alunos, que abordaram a temática, incluindo apresentações musicais, dança (carimbó), capoeira e uma peça teatral.

Na oportunidade, também o evento recebeu o instituto Alcoólicos Anônimos, que enviou uma pessoa que passa por tratamento, para prestar seu depoimento, contando a experiência de uma vida em meio às drogas. Ainda, foram transmitidos vídeos e palestras sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas (incluindo álcool, cigarro, maconha, cocaína e crack). A representante dos Alcoólicos Anônimos, entidade que apoia o projeto, afirmou: “Eu dilacerei a minha família por causa do álcool e das drogas. Mas há 20 anos não bebo nem uso drogas. A recuperação é um caminho difícil. O Uso de drogas não é bom”.

Coordenado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), o programa é desenvolvido, desde 2013, em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, em vários municípios do Maranhão e tem por objetivo prevenir o uso de drogas, por meio de palestras e atividades artísticas (concursos de poesia e desenho).

Além de São Luís, o projeto, que começou em Itapecuru-Mirim, em 2013, foi implementado nos municípios de Açailândia, Itinga e Imperatriz.

MULTIPLICADORES

“Vocês todos sabem o que acontece, se a droga escolher o caminho de vocês. Droga faz muito mal à saúde e ponto final”, enfatizou a promotora de justiça Cristiane Maia Lago durante o evento.

A representante do MPMA igualmente destacou a outra finalidade do projeto que é capacitar os estudantes como agentes multiplicadores da prevenção às drogas. “A mobilização é fundamental. Quem deve escolher nosso caminho somos nós. Vocês são privilegiados, porque estão sendo orientados todos os dias pela família, pela escola e também pelo Ministério Público. Estudem muito para alcançar os objetivos de vocês”, completou.

A implementação do programa no Liceu Maranhense foi também fomentada pelo Grêmio Estudantil, presidido por Guilherme Soares, estudante do 3º ano. “O uso de drogas traz inúmeros prejuízos sociais e de saúde. Daí, tivemos conhecimento do projeto e resolvemos trazê-lo para o Liceu. Considero esta discussão fundamental para a nossa sociedade e a nossa preocupação é despertar uma consciência cidadã nos estudantes”, disse.

Para o diretor do Liceu Maranhense, Deurivan Sampaio, a ação vai contribuir para que os jovens se tornem adultos conscientes e saudáveis. “Esta iniciativa é muito importante, porque trata da prevenção às drogas e nós, do Liceu, já escolhemos o nosso caminho”, frisou.

Késio Bandeira, representante de um grupo evangélico, também proferiu palestra e apresentou vídeos e documentários sobre o tema.