I ENCONTRO DE CONSELHOS ESCOLARES SOBRE DROGAS DO ESTADO DO MARANHÃO

O auditório do antigo Colégio Marista, atual Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA sediou o I Encontro de Conselhos Escolares sobre Drogas do Maranhão.

Esse encontro teve como principal objetivo a capacitação dos Conselheiros que integrarão os primeiros Conselhos Escolares sobre Drogas das Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino, preparando-os para a realização de atividades direcionadas aos estudantes, às famílias e à comunidade onde estão inseridos.

Os Conselheiros receberam, ainda,  orientação sobre planejamento a curto, médio e longo prazo, visando o desenvolvimento de trabalhos de prevenção às drogas durante todo o ano escolar, com a inclusão das necessárias avaliações dos resultados alcançados para a correção de eventuais formas de abordagem da matéria.

Os Conselhos Escolares de Política sobre Drogas estão previstos na Lei Estadual n° 10.302, de 1º de setembro de 2015, e serão compostos por 3 (três) alunos, 3 (três) professores e 3 (três) pais de alunos, totalizando 9 (nove) membros.

As Escolas que estiverem com os Conselhos Escolares sobre Drogas implantados e funcionando receberão um SELO do Governo do Estado do Maranhão denominado: ESCOLA CONSCIENTE.

Esse SELO foi apresentado à comunidade escolar nesse mesmo encontro.

O Ministério Público do Estado do Maranhão participou das articulações necessárias para que os Conselhos Escolares sobre Drogas se tornassem uma realidade em nosso Estado a partir da Campanha Institucional QUEM ESCOLHE O SEU CAMINHO? VOCÊ OU AS DROGAS?, bem como por intermédio do Comitê Estadual de Prevenção às Drogas do qual também fazem parte o Poder Judiciário Estadual, a Câmara Federal, o Governo do Estado do Maranhão, a FAMEM, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal.

Com a atuação conjunta de várias instituições, os Conselhos Escolares de Política sobre Drogas já são uma realidade no Maranhão, consistindo em mais um instrumento que contribuirá de forma decisiva na prevenção ao uso indevido de drogas no ambiente escolar.